Técnicas

Neste link, a proposta é apresentar técnicas de interpretação de desenhos em etapas, explicando sempre o raciocínio que deve ser feito até chegar à etapa dos blocos finais.  As interpretações serão feitas a mão livre porque não domino o Corel Draw.

Nova Técnica

 A técnica que vou apresentar se refere a desenhos que necessitam quantidades diferentes de tecido na borda superior e na borda inferior.  A aplicação clássica da técnica é em babados onde a linha superior tem menos franzido que a linha inferior.       Meus croquis são muito ruins.

No nosso exemplo, vamos inserir 6 cm na borda superior e 9 cm na borda inferior.

 1.  Partindo do retângulo como base, dividir em partes iguais.  O número de partes vai depender da medida que se deseja inserir;

2.  Enumerar as partes, 1, 2, 3,…..;

3.  Cortar, separando totalmente as partes;

4.  Sobre outro papel, colar a parte de número 1. Colocar 2 cm na linha superior e 3 cm na linha inferior;

5.  Colocar a parte de número 2 e novamente colocar 2 cm na linha superior e 3 cm na linha inferior;

6.  Continuar, até colocar todas as partes que foram separadas.

FIG 2

Observar que tanto a linha superior como a inferior ficam na forma de curva.  Cuidado com a seqüência da linha,  Não pode formar ângulos.

 A próxima técnica será a introdução de pregas ou tomas.

Podem enviar alguma dúvida sobre técnicas que vou tentar dar a solução do problema.

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As próximas técnicas serão sobre alteração da saia com cintura alta e a técnica do Godê.

Técnica 1:  Extensão  da altura da cintura da saia para torná-la com o estilo de cintura alta.

Desenho

Análise de moda:  A cintura alta apresenta somente uma pence costurada. 

Procedimentos:

  1. Traçar o contorno do bloco da frente e das costas da saia básica.
  2. Traçar uma linha reta partindo do C.F. até a linha lateral.
  3. Colocar as letras A na linha do C.F., B e C na pence posicionada na linha da cintura e D na linha da lateral.
  4. Nos pontos A,B,C e D subir uma linha reta, perpendicular a linha reta já traçada com a altura de 5 cm em todas as letras. 
  5. Unir a nova linha da cintura alta.  Verificar que a nova linha ficou curva, igual a linha original da cintura.
  6. Nos pontos B – B´e C – C´colocar entre 0,25 a 0,5 cm em cada ponto.  Na letra D – D´colocar entre 0,5 a 1 cm.  A variação dos valores se deve ao formato da cintura em relação ao crescimento da medida do tórax.
  7. O arremate da cintura deve ser uma vista amoldada interna que está sinalizada com a linha pontilhada.
  8. Fazer os acertos da linha da pence.

Técnica 2:  Formação de godê

Definição:  A técnica de formação de godê tem como base de raciocínio a ampliação de roda somente em uma linha do bloco de molde.

O exemplo será dado a partir da forma de um retângulo.

Procedimentos:

  1. Traçar um retângulo A,B,C,D com qualquer dimensão.  Este retângulo representa a área que se deseja inserir o godê.
  2. Dentro da área (retângulo), traçar linhas paralelas.  O número de linhas (mais ou menos) vai depender da quantidade de roda que se deseja inserir.

3.  Observar que foram colocados pontos na linha superior onde não será aumentada a roda.  Na outra extremidade, colocar tesouras para indicar os locais onde será recortado.

4.  Recortar as linhas internas sem separar nas letras.

5.  Abrir os espaços colocando a medida desejada em cada espaço.  Colocar outro papel em baixo e colar com durex.  Observar que a linha superior que era reta, tornou-se curva.

6.  Para obter balanço, deve ser também colocada a mesma medida na lateral  B-D (área cinza).

7.  Traçar a linha superior e inferior de modo que não forme ângulos.

Este é o raciocínio para alterar formas de blocos que se deseja inserir o aumento de roda em uma só linha, chamado de técnica de godê.

O exemplo de interpretação da saia apresentado será uma saia de cintura alta com a inserção de godê.

Desenho

Minha sugestão é que sejam feitos os estudos em moldes em miniatura 1:2 de modo que tudo seja entendido sem gastar muito tempo.  Ao finalizar, recomenda-se que os componentes sejam unidos com durex, antes de colocar as margens de costura para que possa ser feita uma avaliação da performance do produto.

Análise de Moda:  Saia lapis com recorte e inserção de detalhe em godê na lateral da frente e das costas. 

Plano de interpretação

 

 

 

 

Observar que neste caso não me preocupei com as medidas e sim em repassar o plano de interpretação.  Apresentei somente a lateral que apresenta alteração dos efeitos.

1.  A segunda pence da cintura foi transferida para a lateral e não foi eliminada porque o recorte não passa sobre a pence.

2.  Na linha do comprimento foi retirado 1,5 cm para formar o estilo lápis.

3.  O recorte inicia na linha do quadril e finaliza próximo ao C.F./C.C.

4.  Outra linha horizontal é traçada para delimitar o efeito godê.  Ficaram os blocos:  1/2/2A/3/3A/4.

5.  Os blocos 1 e 4 é só separar.  Os blocos 2 e 3 devem ser separados e unidos nas linhas laterais nos pontos ab e ac.

6.  Nos blocos 2A e 3A não devem ser retirada a parte da lateral da formação do lápis.  Depois de separados, deve ser aplicada a técnica do godê conforme explicação acima.

Os blocos ficarão assim.

 

 

 

 

E a foto da miniatura em papel é assim

 

 

 

 

 

A próxima técnica será a inserção de franzido.  Dá uma olhada no Desafio que os desenhos são com técnicas de godê.

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  1. Primeiramente vamos ao desenho selecionado.

Descrição do desenho:  Saia até o joelho estilo lápis.  Efeito de franzido na linha de recorte na frente, não apresentando franzido na linha do Centro das Costas.

Arremate da bainha na frente costurada com vistas amoldadas e bainha estendida no bloco das costas sem costura.

Cós reto com zíper invisível no Centro das Costas.

2.  Identificação das medidas

Comprimento total 55cm Diferença de comprimento no recorte 6cm
Largura do cós  4 cm Medida da bainha no bloco das costas 4cm
Centro da frente até recorte  9 cm Margens de costura 1cm
Diferença de comprimento no C.F  5 cm Largura da Vista Amoldada 4cm

 

3.  Identificação das técnicas

União dos blocos da frente e das costas pela linha lateral.

Fechamento de pences da cintura.

Técnica de inserção de franzido partindo do recorte da frente, terminando em zero no centro das costas.

4.  Esquema da Interpretação

5.  Explicações

  1. Traçar os blocos da frente e das costas unidos pela linha lateral. 
  2. Traçar a linha que separa a área sem franzido, colocando nesta posição a pence da cintura.
  3. Para formar o efeito “lápis”, retirar 3 cm de cada lado na lateral, unindo com reta até a linha do quadril.
  4. Traçar o efeito mais curto no centro da frente, terminando na lateral do bloco da frente. 
  5. Partindo da linha do recorte na frente, traçar linhas diagonais até o centro das costas.

6.  Desenvolvendo a interpretação

  1. Recortar a área do centro da frente e traçar a linha do arremate da vista amoldada. 
  2. Recortar as linhas traçadas, fechar as pences, unir as laterais acima do quadril. 
  3. Abrir espaços entre as linhas recortadas introduzindo sempre a mesma medida entre as linhas.  O valor irá depender da espessura do tecido. 
  4. Traçar as linhas de contorno, marcando a linha lateral para colocar os piques de marcação do cós. 

Nota:  Observar que a medida colocada no franzido na linha de recorte da frente é maior do que a medida do franzido na linha lateral (observe a diferença da medida no valor da linha da lateral.)

7.  Blocos finais

Para este desenho, será necessário:

Bloco da frente desdobrado no C.F..  Cortar 1 X.  

Bloco da lateral da frente, mais o bloco das costas formando um só bloco.  Cortar 2 X. 

Bloco de arremate da vista amoldada com dobra de tecido no C.F. e unido com o bloco da lateral.  Cortar 1 X  (Pode ser também em duas partes unindo com margem de costura).

Bloco do cós (não foi interpretado). Cortar 1 X

Nos locais onde tem X, colocar a margem de costura.

8.  Verificação da compatibilidade e identificações.

Verificar a compatibilidade das medidas entre os componentes que serão unidos.  Colocar as referências, os piques, fio reto e todas as informações necessárias.

Neste primeiro exemplo procurei fazer as etapas passo a passo e gostaria de ter a avaliação sobre a compreensão dos textos.

6 Responses to Técnicas

  1. Doris Treptow disse:

    Oi Ligia,

    Muito legal o seu blog. Adorei mesmo a parte das tecnicas. Os desenhos a mao estao otimos (nao se preocupe com Corel. Sugiro fazer a interpretacao de modelos vistos nas passarelas, com fotos, desenhos e fotos da interpretacao no molde.

  2. paula fortes disse:

    Amei a proposta do blog,´ja esta nos meus favortos

    • Oi Paula,
      Obrigado por ter me colocado no teu dia a dia. Gostaria de saber como estas achando a forma de comunicação dos conteúdos. Nesta semana colocarei outras te´cnicas, desafios e bibliografias. estou preparando as fotos do curso de modelagem conceitual que será muito legal que vou oferecer para as escolas de moda.
      Um grande abraço. Tens alguma dúvida? O que achas de fazer as interpretações dos desafios?
      Um abração
      Ligia

  3. paula fortes disse:

    Olá, adoro modelagem apesar de meus conhecimentos serem básicos. Pretendo fazer o curso tecnólogo de poduçao de vestuario aqui no Rj no Senai cetiqt no próximo ano. Estou adorando a linguagem do blog; clara, objetiva e extemamente didática. Sua iniciativa é louvável ao divulgar conhecimentos e saberes sobre modelagem. Dividir é sempre somar.
    Abracos

    • Oi Paula, Muitíssimo obrigado pela tua avaliação. Na verdade a forma de repassar através do Blog é um pouco devagar, pois tenho todas as minhas outras atividades e desenvolver os exercícios em miniatura é também lento. Mas, se tiveres alguma dúvida em especial, entra no meu e-mail que vou tentar ajudar. Obrigadão Ligia

  4. Vanderléa disse:

    Bom dia! adoro modelagem mas, não tenho nenhuma noção. No momento não estou trabalhando e fazer um curso não será possivel no momento. Obrigada por informar seu conhecimento. Gostaria muito de receber e-mail informativos. Voces possuem alguma comunidade no orkut para que eu possa acompanhar?Obrigada!
    Abracos

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