Apresentação da Oficina de Modelagem

Durante muito tempo percebo a dificuldade em obter informações sobre a área de modelagem, tanto feminina, masculina como infantil.  Desde meus alunos que sentem dificuldades devido a pequena carga horária de modelagem no projeto dos cursos de moda, até profissionais que tem na sua formação cursos de modelagem que apresentam os conteúdos prontos sem uma compreensão clara dos porquês.

Na verdade, se eu não tivesse me aventurado a realizar meu mestrado no Canadá na University of Manitoba, estaria também com as mesmas dificuldades.  Foi no mestrado que me apaixonei pela teoria da modelagem, pois compreendi toda a lógica do processo.

 E como uma vez sendo professora, não se perde a mania de transmitir o conhecimento, o principal propósito deste novo trabalho é dividir e trocar informações e conhecimentos principalmente sobre modelagem.

 Já tenho um livro publicado, “Modelagem:  Organização e Técnicas de Interpretação” (2007) que teve como objetivo apresentar uma proposta de organização do setor bem como o raciocínio e planejamento do processo de interpretação.  A primeira edição está esgotada, mas já está sendo providenciada a segunda edição, que será comunicada assim que for novamente editado.

 O meu segundo livro, que deve concluir a gestação no início de 2011,  vai apresentar  9 capítulos.  Em cada capítulo será tratado das etapas de alteração da modelagem partindo da construção das bases até a aplicação de técnicas que alterem a estrutura dos blocos básicos para todos os tipos de produtos.  Vai ser bem inédito. Aguardem.  Realmente tem muita pesquisa até chegar a publicação.

 A dinâmica deste novo projeto será apresentar uma variedade de opções de modo que o assunto tenha uma circulação permanente servindo para fazer com que mais pessoas se apaixonem por trabalhar com modelagem.  Entendo que esta será uma forma de melhorar o nível de conhecimento no nosso país.

 As opções dentro do blog serão: a) referências bibliográficas (indicar livros que eu já tenha trabalhado com comentários); b) técnicas de interpretação (apresentar desenhos e o desenvolvimento da interpretação, podendo inclusive auxiliar a desvendar os mistérios de desenhos criados por estilistas que não conheçam modelagem); c) discussão de conteúdos didáticos ( propor e discutir  temas e grades curriculares de cursos de moda, especificamente na área de modelagem; d)  desafios ( apresentar desenhos como desafio para quem quiser resolver exercícios de interpretação e testar seu nível de conhecimento);  e) cursos de modelagem (apresentar propostas de cursos de curta duração que poderão ser ministrados por mim, em qualquer parte do Brasil); f)  convidados (convidar pessoas que sejam da área da moda, tanto profissionais como alunos ou interessados em participar com assuntos relacionados a moda, para apresentarem suas idéias ou trabalhos).

 Prometo que, diferente do meu orkut, este projeto terá acompanhamento semanal, fazendo com que haja uma circulação de informações e atendendo a todos que se relacionarem no blog.

Para iniciar, vou apresentar um exercício de interpretação e deixar alguns desenhos para ver quem acerta a interpretação.    Vejam a dinâmica entrando no link de técnicas e depois no link do desafio para ver como está seu nível de conhecimento.

Façam seus comentários e me digam as necessidades para que possa fazer minhas pesquisas.

3 respostas para Apresentação da Oficina de Modelagem

  1. Parabéns profe, desejo muito sucesso!

  2. ALFREDO disse:

    PARABÉNS PELA INICIATIVA. COMO SE VÊ, ESTÁS SEMPRE NA “MODA” TE UTILIZANDO DESTE MAGNÍFICO RECURSO QUE A INTERNET OFERECE. DESEJO SUCESSO E QUE ESTE BLOG SIRVA ESSENCIALMENTE PARA O CRESCIMENTO DE TODAS AS PESSOAS QUE NELE SE ENVOLVEREM.

    SUCESSO!!!
    GORDO.

  3. Marina Giongo disse:

    Oi Lígia! Que ótima iniciativa!
    teu livro esgotou, procurei na feira do livro na banca da Educs e nada!
    Abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: