Bibliografias

Neste link estarei sugerindo referências bibliográficas com breve comentário.

Nova Bibliografia

 

    Gostaria de apresentar uma outra bibliografia que é      extremamente importante para quem quer trabalhar com modelagem.

“La Modellistica Dell´Abbigliamento”

Autores:N.Ruggeri e S. Carvelli

Sexta edição de 2000 – Milano

 São 3 volumes e cada volume trata de assuntos específicos.

Os autores são italianos e não achei para comprar no Brasil.  Alias, digo de passagem, que é muito difícil encontrar bibliografias sobre modelagem nas nossas livrarias.

O volume 1 trata somente de interpretação de saia e calça, incluindo bolsos e cós.

O volume 2 trata da interpretação do corpo, vestidos e blusas.

O volume 3 trata da interpretação de casacos, blazer, casacão, forro e golas.

É um livro muito didático. 

As saias que estou apresentando são do volume 1.

__________________________________________________________

Primeiramente apresentei uma visão geral do livro da autora  Helen Joseph Armstrong.

Agora vou comentar os capítulos para que se tenha uma visão detalhada do livro.

No total são 36 capítulos.

No capítulo 1 é descrito todo o cenário dos instrumentos utilizados para o trabalho de modelagem.  São apresentados os termos técnicos de modelagem, algumas fichas técnicas de custos e de produto, além dos elementos do tecido.

Comentário – Muito clara as explicações sobre o tema proposto.

O capítulo 2 trata da descrição dos tipos de figura feminina, apresentando os locais de medição no corpo e uma tabela de medidas padrão.

Comentário – A tabela de medidas apresentada tem uma variação entre os tamanhos 6-8 e 10 de 2,54 cm.  Já nos tamanhos 10-12-16 é de 3.8 cm e finalizando, o tamanho 18 tem uma diferença de 5 cm do tamanho 16.  Embora as medidas sejam em polegadas, é possível perceber que a variação da tabela tem muita diferença das tabelas apresentadas no Brasil, onde praticamente do tamanho 36 ao 48 a variação entre tamanhos é constante de 4 cm.

O capítulo 3 trata da descrição dos procedimentos para traçar os blocos básicos da frente, das costas, da manga simples e da saia nos blocos da frente e das costas.  Também é apresentada uma forma de avaliação dos blocos sobre o corpo e possíveis ajustes.

Comentário – A estrutura do bloco básico da frente proposto pela autora tem a pence do  busto combinada juntamente com a pence da cintura, o que deixa dúvida sobre qual é o valor da pence do busto separado do valor da pence da cintura. Mais adiante será explicado como separar as duas pences. 

Outra situação de dificuldade está na medida chamada Slope que é uma medida que vai do final do ombro até o C.F. na linha da cintura..  Esta medida não é fácil de ser obtida diretamente no corpo.

O bloco das costas é de fácil compreensão.

Já a manga é traçada quase independente do traçado do corpo utilizando medidas padrão o que ao meu ver, deveria ser traçada sobre o corpo para ter maior sincronia com a forma da cava dos blocos..

O bloco da saia é bastante fácil de ser compreendido e tem ótimo resultado.

Após desenvolver o traçado dos blocos do corpo e testar em tecido, tive que fazer várias adequações para obter um caimento bom sobre o corpo.  A grande diferença que percebi no caimento está relacionada com a altura dos blocos da frente e das costas.  No meu ver o bloco das costas deveria ter uma altura maior que o bloco da frente para que a linha do ombro se posicionasse corretamente no corpo.

Vamos continuar falando dos outros capítulos.  Até

_________________________________________________ 

– A primeira bibliografia sugerida é o livro da autora Helen Joseph-Armstrong, com o título “Patternmaking for Fashion Design“, da Editora Prentice Hall, quarta edição, 2006.

 

Nota:  10                             Grau de dificuldade para iniciantes:  Média

Comentário: O livro é considerado por mim como a Bíblia da Modelagem.  Inicialmente é apresentado o traçado dos blocos básicos de modelagem do corpo feminino, bem como da saia e da calça.  No capítulo seguinte é apresentado os princípios gerais do  processo de manipulação das pences de acordo com efeitos x técnicas.  Seguindo, é desenvolvido uma diversidade de técnicas de interpretação de golas, mangas, saias, bem como a interpretação de calça.  Os desenhos são muito claros e se o aluno entende o processo proposto, não terá dificuldade mesmo que não entenda os textos que são em inglês.  O livro trabalha com as medidas em polegadas, sendo 1 polegada igual a 2,54 cm.

Dando continuidade, o autor apresenta a interpretação de peças para tecidos com elasticidade e finalizando, o traçado e a interpretação de bloco infantis.

  A dificuldade para os alunos é que o bloco básico do corpo é traçado com a pence do busto combinada com a pence da cintura, o que dificulta a compreensão de como obter a pence do busto separada da pence da cintura.

Acompanha o livro um CD com várias simulações de exercícios.

É um livro que não pode estar fora da biblioteca de um Designer de Moda.

4 respostas para Bibliografias

  1. valdilene disse:

    ok parece muito bom como posso conseguir esses livros online

  2. silvia disse:

    olá adimiro seu trabalho e aprendo muito lendo seus artigos parabéns…

  3. Maria de Fátima da Conceição Serra disse:

    Olá boa noite estou conhecendo agora o blog,gostei amo costura,tenho difculdade na parte de cima.Esse livro apresentado é em protuguês?,gostaria de saber como obte-lo e preço,claro.
    Grata
    Fatima Serra

  4. lucelia disse:

    gostaria de aprender calcular em polegadas tenho este livro digitalizado, recebi de uma prof. porem no ultimo dia de aula e nao pude fazer muitas perguntas. obrigada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: