Desafios

Interpretação do Desafio

 O desenho que escolhi foi o desenho 2 do primeiro desafio.  Esta interpretação é basicamente a repetição de um bloco de molde, pois é simétrico e repetitivo.  O único cuidado se refere a linha da cintura  que não pode perder a linha curva do contorno natural da cintura.

 Vamos lá.

O desenho apresentado tem 4 partes na frente e nas costas.  Mas vou interpretar como se tivesse 6 partes na frente e 6 também nas costas.

Vamos considerar que a medida do quadril seja 96 cm e a cintura seja 72 cm.  Os valores aqui colocados são sugestões que podem ser alterados.

 Bloco as saia

 1.  Primeiramente, o bloco parte da base do bloco da saia onde a medida da largura do retângulo deve ter a ¼ parte do quadril (24 cm) e o comprimento desejado.  A linha da cintura ainda não necessita ser traçada neste momento.

2.  A largura do quadril é dividida por X (3 ou mais) partes.  Definir a medida onde deve iniciar o efeito 3D (coloquei na linha de finalização das pences).

3.  Considerando que a diferença do quadril (neste exemplo) é de 6 cm na quarta parte do bloco, esse valor deve ser retirado na linha superior do retângulo que é a cintura.  Sendo assim, de cada lado das linhas traçadas, deve ser retirado 1 cm de cada lado, pois a diferença do quadril para a cintura é de 6 cm (área cinza), tendo 6 lados para ser retirado. Fig 1

4.  Unir cada ponto a linha a 5 cm acima do quadril com leve curva que é a linha de onde começa o efeito 3D.

5.  Na linha lateral, subir 1 com para formar a linha curva da cintura, colocando lado a lado as outras partes para formar a linha da cintura, obtendo a curva anatômica da cintura, até a linha do C.F. (área cinza na linha da cintura).

6.  Observar que na linha da cintura do bloco das costas, deve ser rebaixado 1 cm partindo do C.C. terminando na linha lateral.

   Bloco do efeito 3 D

 7.  Traçar uma linha vertical com a medida do efeito desejado.  Formar um T de largura com a medida do 3D desejada (por exemplo 8 cm).

8.  Unir, formando um triângulo A,B.  Esta linha deve ter a mesma medida de A-B da saia.

9.  Na linha central do triângulo, baixar entre 2 ou 3 cm, formando uma linha curva.  Fig 2

10.  Esse bloco deve ter como arremate uma vista amoldada na linha superior por ser em curva (área cinza).

11.  Colocar o fio reto e o número de cada parte para o corte.

A foto da peça completa.

 

                                                                                .

OBS 1:  Não esquecer de rebaixar a linha da cintura no bloco das costas 1 cm na linha do C.C., terminando na linha lateral.

OBS 2:  O arremate da bainha  pode ser a extensão do tecido ou outra parte de molde de uma vista amoldada.

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Nosso segundo desafio está focado nas técnicas: Cintura Alta e criação de Godê.

Desenho 1

Esta saia apresenta um efeito de godê na frente e abotoamento na lateral. A técnica do abotoamento poderá ser encintrada em meu livro “Modelagem:  Organização e Técnicas de Interpretação”

Desenho 2

Neste desenho a cintura é alta e a saia é godê.  O abotoamento é duplo no C.F.

Quem vai aceitar o desafio?

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Pois bem, vamos iniciar nossos desafios.  Abaixo estão dois desenhos de saias. 

Desenho 1:  A interpretação é simples, mas são aplicadas duas técnicas na frente, repetindo nas costas, somente uma das técnicas.  Faça uma ficha técnica completa com todas as informações que permitam que a interpretação fique igual ao desenho desejado.

Desenho 2 – Neste desenho, a saia é toda igual ao redor do corpo. 

Como achou os desafios?  Vamos ainda continuar com saias. 

Não esquecer de interpretar todos os componentes que formam a saia, como cós, arremate interno (se for o caso), etc..  Não há necessidade de colocar margens de costura.

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