Quem sou eu

 Meu nome é Ligia Allgayer Osorio.  Sou professora toda a minha vida.  Moro em Pelotas no sul do Rio Grande do Sul.  Sempre fui apaixonada pela área de modelagem e montagem de produtos. Meu e-mail para contato é oficinademodelagem@hotmail.com

  Tive a oportunidade de realizar um mestrado na     University of Manitoba na Faculty of Human  Ecology – Clothing and Textille Departament.  Escolhi a área de modelagem e CAD/CAM para desenvolver meu trabalho, pois sentia muita dificuldade em obter informações nesta área. 

Foi a partir deste momento que obtive realmente conhecimento teórico e prático sobre modelagem. Minha vida era estudar e buscar bibliografias, pois sabia que no Brasil era quase inexistente.  Defendi minha tese em janeiro de 1994.

Chegando ao Brasil, fui dar aula no Curso de Moda e Estilo da Universidade de Caxias do Sul.  Imaginem só, que morando em Pelotas, eu viajava todas as semanas para Caxias do Sul, que fica 400 km de distância.  Fiz ao todo 5 voltas ao redor da terra considerando os kms percorridos, durante 10 anos.  Foi incrível trabalhar com o pessoal do curso de moda em Caxias.  Realmente eu gostava muito de estar na UCS, por esta razão eu dizia que a distância entre Pelotas e Caxias era de 5 CD.  Ouvia música, lia, estudava  e até corrigia trabalhos de alunos no ônibus.  Foi muito legal tudo.

Fui então convidada para estruturar e implantar o curso de Tecnologia em Design de Moda na Universidade Católica de Pelotas e então deixei a UCS.  Foi um grande desafio, mas fiz o melhor, pois era na minha cidade e nesta região nada havia de formação na área.  Planejei o Projeto Pedagógico e durante três anos, fui coordenadora e professora  na implantação do curso.  Foi muito gratificante ver que o curso em tão pouco tempo já tem uma visibilidade pelo desempenho dos alunos, o que atribuo ao projeto pedagógico que foi construído dando ênfase realmente em um Projeto de Design com foco no desenvolvimento de produtos de moda e acima de tudo, aos projetos de extensão que os alunos são convidados a participarem de acordo com a posição do semestre em que se encontra, sempre com a supervisão dos professores.

  Paralelo a área acadêmica, sou consultora de empresas de confecção.  Já publiquei um livro “Modelagem:  Organização e Técnicas de Interpretação” 2007 pela ADUCS.  Está esgotado, mas estamos providenciando a segunda edição para logo.  Estou em fase de publicação do segundo, que está quase no final da gestação.

Este projeto de criar um BLOG é um novo desafio.  Me dará oportunidade de manter um vínculo permanente com meus alunos e ex alunos. 

Estudar e repassar informações é o meu perfil. Por esta razão, agora me disponho a  dividir não só com meus alunos, mas com todos interessados.

5 respostas para Quem sou eu

  1. Paula disse:

    Nossa, que interessante seu trabalho. Parabéns pela iniciativa do blog, onde posso encontrar seu primeiro livro?
    Também sou apaixonada pela área da modelagem, e, mesmo aqui em São Paulo, há uma carência muito grande de profissionais qualificados, por isso, em minha empresa até hoje quem faz a modelagem sou eu mesma.

  2. silvia disse:

    OLÁ LINDO TRABALHO O SEU SOU LOUCA POR MODELAGEM ADORARIA APRENDER ESTOU TENTANDO UM ABRAÇO..

  3. Leda Maria Stumpf Brehm disse:

    Oi Lígia!
    Amei tua ideia de criar um blog.
    Estava vendo um post e achei que conhecia esta metologia e, quando fui ver o perfil… é a Lígia !!!!!
    Parabéns e se precisares de algo, estamos aí.
    Bjs.
    Leda Stumpf Brehm

  4. Monica Sueli Casrdoso disse:

    Gostei muito do seu livro, vc. explica de uma maneira bem simples as formas de interpretação de um modelo. Também sou apaixonada por modelagem, trabalho em uma empresa e também leciono esta matéria no Senai. Desejo muito sucesso à vc.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: